JORNAL FOLHA DE TAMANDARÉ
Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú | Curitiba - PR
(41) 3354.6674 - 9614.1787
folhadetamandare@folhadetamandare.com.br

Dicas para o Enem

As autoras do livro adotam linguagem simples e esclarecedora. As autoras do livro adotam linguagem simples e esclarecedora.

Editado pela Editora Senac, em 2016, o livro Redação e edição de textos para Enem, vestibulares, concursos e cotidiano profissional, cujo lançamento ocorreu na Livraria da Travessa em Ipanema, Rio de Janeiro, adota linguagem simples e esclarecedora.

Em 184 páginas, as autoras Marília Pessoa e Raquel Bahiense F. de Castro salientam dicas essenciais da língua portuguesa, mas para o sucesso na redação do Enem, por exemplo, os (as) candidatos (as) devem ler revistas de notícias da semana, jornais, entre outros, para estarem bem informados (as), pois correlacionarão esses conhecimentos contemporâneos com a redação.

Cinco competências para o bom desempenho na redação:

  1. domínio da norma-padrão da língua portuguesa: Responsáveis pela correção das redações descontarão pontos por falhas de pontuação, acentuação, concordância e ortografia.
  2. adequação ou conformidade ao tema: discernimento do tema a ser trabalhado. Saber organizar as ideias e aplicá-las são fundamentais.
  3. consistência e coerência: “Seleção, relação, organização e interpretação de fatos, opiniões e argumentos usados pelo autor para defender seu ponto de vista de modo coerente, articulado e, por que não, elegante. Um aspecto para a coerência é a conexão entre as ideias e também entre as palavras e as frases”, conforme Pessoa e Castro. Detalhe: Lembrem-se, estudantes, tudo o que escreverem deverá estar respaldado em fatos reais.
  4. construção dos argumentos: É avaliada a coesão do texto. Os parágrafos devem conter princípio, meio e fim.
  5. proposta de solução para o problema: Esta, sem dúvida, é a mais importante competência. Estudantes, ao longo da redação, devem levantar aspectos direcionados para uma determinada problemática, para, na conclusão do texto, apresentarem uma solução para a problemática levantada. Pessoa e Castro explicam que “o candidato tem a oportunidade de mostrar a sua identidade, de opinar, de ter um diferencial.” Detalhe: Respeitar valores humanos e diversidade sociocultural são imprescindíveis.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano corrente será aplicado em dois domingos, 5 e 12 de novembro, sendo que a redação ocorrerá no primeiro domingo.

Em resposta ao questionamento estudantil, indico prováveis sete temas para redação: Homofobia e combate no Brasil, Consequências da odiosidade na Internet, Direitos e participação política no Brasil, Continuidade da cultura das nações indígenas brasileiras, Relação das crianças e adolescentes com as tecnologias, Lotação excessiva do sistema carcerário brasileiro e Direitos humanos no Brasil, desrespeito e exclusão social.

O livro citado acima pode ser encontrado na Livraria do Chain, rua General Carneiro, 441, centro, Curitiba-PR.

Jorge Antonio de Queiroz e Silva é historiador, palestrante, professor.


FILIADA À ADJORI - Associação dos Donos de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
31 anos de circulação CNPJ: 05.241.886/0001-89 FUNDADOR: Antônio Rodrigues Dias (in memoriam)
DIRETOR-PRESIDENTE E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Leônidas A. R. Dias - DRT 234/02/18v-PR
CHEFE DE REDAÇÃO: Jair Rodrigues Dias Júnior
DIAGRAMAÇÃO, ARTE E PRODUÇÃO: Exceuni - Aldemir Batista (41) 3657-2864 / 9983-3933 Tamandaré
Central de Computação Gráfica: Tel: (41) 3657-2864
REDAÇÃO E ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú
Curitiba-PR Cep.: 82560-110 - Tel.: 3354-6674 / 9614-1787.
E-MAILs: folhadetamandare@folhadetamandare.com.br | folhadetamandare@terra.com.br
SITE: www.folhadetamandare.com.br