JORNAL FOLHA DE TAMANDARÉ
Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú | Curitiba - PR
(41) 3354.6674 - 9614.1787
folhadetamandare@folhadetamandare.com.br

A energia elétrica pública em Almirante Tamandaré em 1962

A implantação da energia elétrica no município foi graças aos esforços do Prefeito Ambrósio Bini que atendendo as reivindicações populares, solicitou no ano de 1962 junto à Coordenação do Racionamento de Energia Elétrica a ligação de Energia Elétrica na sede municipal, sendo o material solicitado no mesmo requerimento: 2 transformadores de 15 KW.

A partir do deferimento do formal requerimento, no início de 1963 a Companhia de Força e Luz do Paraná começou a implantar a rede de distribuição de energia elétrica no município, a qual foi concluída na sede municipal em abril de 1963.

Este acontecimento foi tão importante que o Frei Vital Basso teceu um longo comentário no “Livro Tombo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Almirante Tamandaré nº 1”, p. 81, como é possível observar: “No dia 21 de abril de mil novecentos e sessenta e três, com a presença do Exmo Sr. Governador do Estado, Autoridades Municipais, Diretores da D.A.E.E., e pessoas amigas, deu-se por inaugurado o serviço de Iluminação Elétrica vindo do sistema de Curitiba. O jubilo dos frades e seminaristas do Convento de Santo Antônio, em Botiatuba, está as par da gratidão e reconhecimento a sua Exc. O Sr. Governador, Gal. Ney Amintas de Barros Braga, por este serviço de suma utilidade a essa comunidade. Após 30 anos de sofrimento, causado pela angustia da escuridão e pelo incomodo de motores inguicentos, estamos mais aptos a utilizar totalmente o tempo na oração e no estudo para maior glória de Deus e bem do próximo. O Sr. Governador ficará perene no reconhecimento dos Frades, assim como esta energia elétrica será perene na iluminação de nosso trabalho. Rogamos a Deus, recompense ao Sr. Governador e seus auxiliares, por esta dadiva. Esta ata, para recordação dos pósteros, será assinada pelo Exmo Governador e amigos presentes: Ney Braga, Affonso Camargo Neto, Pr. Frei Vital Basso Capuchinho, Padre Camilo Ferrarini; C. P., Domingos Natal Stocchero, Vitória Franchescki, Reinaldo Busatto, I. Rupert Felix M., etc.”

Empreendedores da época também comemoraram, como é possível perceber no relato do Sr. José Ido da Cruz, que possuía uma mercearia ao lado do atual Colégio Ayrton Senna (na época Escola Normal Regional Alvarenga Peixoto). Onde neste histórico dia, a Sra. Odete Basso da Cruz, ofereceu um jantar por conta da casa, aos funcionários da Companhia de Força e Luz do Paraná em agradecimento ao feito e porque no período da implantação da rede elétrica na Sede, foram clientes de almoço e jantar da mercearia.

Antonio Ilson Kotoviski Filho. É professor de História e Geografia, bacharel em História, Geografia e Direito, especialista em História do Brasil e Geografia do Brasil, mestre em Ciências da Educação, historiador, poeta e ciclista de competição.


FILIADA À ADJORI - Associação dos Donos de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
31 anos de circulação CNPJ: 05.241.886/0001-89 FUNDADOR: Antônio Rodrigues Dias (in memoriam)
DIRETOR-PRESIDENTE E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Leônidas A. R. Dias - DRT 234/02/18v-PR
CHEFE DE REDAÇÃO: Jair Rodrigues Dias Júnior
DIAGRAMAÇÃO, ARTE E PRODUÇÃO: Exceuni - Aldemir Batista (41) 3657-2864 / 9983-3933 Tamandaré
Central de Computação Gráfica: Tel: (41) 3657-2864
REDAÇÃO E ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú
Curitiba-PR Cep.: 82560-110 - Tel.: 3354-6674 / 9614-1787.
E-MAILs: folhadetamandare@folhadetamandare.com.br | folhadetamandare@terra.com.br
SITE: www.folhadetamandare.com.br