JORNAL FOLHA DE TAMANDARÉ
Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú | Curitiba - PR
(41) 3354.6674 - 9614.1787
folhadetamandare@folhadetamandare.com.br

Vereadores aprovam reajuste dos servidores

Mesmo com a crise nacional, Prefeitura fará reposição salarial

Os vereadores aprovaram ontem por unanimidade o Projeto de Lei Complementar 002/2017 que trata da recomposição da perda do poder aquisitivo dos servidores públicos de Almirante Tamandaré. O projeto prevê o pagamento das perdas salariais de maio de 2016 a abril de 2017 para o Quadro Geral no índice inflacionário de 4,08%. A votação foi acompanhada por vários servidores públicos, que lotaram a galeria. “Tivemos que fazer um esforço concentrado para dar este reajuste ao Quadro Geral e não ferir as leis existentes no Brasil. A situação econômica nacional é caótica, o caixa da Prefeitura ainda está sendo reequilibrado, mas não poderíamos deixar de dar a reposição inflacionária”, ponderou o prefeito Gerson Colodel.

A decisão de Colodel foi diferente dos demais prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba, que assinaram uma carta em conjunto prevendo a suspensão de negociações salariais com os servidores, em razão da crise financeira que atinge os municípios. A carta propõe que os aumentos e a reposição salarial não sejam automáticos, todos os anos, mas que sejam discutidos tão logo as receitas públicas dos municípios permitam - sempre dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Além da situação econômica atual, o atual prefeito assumiu uma situação complicada das finanças do Município: a folha de pagamento de dezembro não havia sido paga, nem o terço de férias dos servidores, os médicos terceirizados há muito tempo não eram pagos. Uma auditoria demonstrou um “rombo” de mais de R$ 60 milhões. Fornecedores não haviam sido pagos (nem de material escolar) e convênios tinham sido rompidos por falta de pagamento. O maquinário estava sucateado. “Estamos tendo que usar o orçamento aprovado pela gestão anterior e ainda pagamos as dívidas que nos deixaram como uma herança maldita”, complementou.

Gerson Colodel explicou que licitações foram suspensas pelo Tribunal de Contas de material escolar e uniformes porque duas empresas não tinham recebido da gestão anterior e as dívidas tiveram que ser renegociadas. O Projeto de Lei Complementar garante ainda o cumprimento do piso nacional para os professores da rede pública de Almirante Tamandaré. “Pegamos uma situação complicada, mas com austeridade e responsabilidade fiscal, vamos vencer mais essa batalha”, disse o prefeito.

Debates – O vereador Amauri Lovato elogiou a iniciativa da Prefeitura em fortalecer os servidores públicos, buscando uma reposição de perdas. “Qualquer trabalhador almeja ganhar mais. No entanto, os números nem sempre nos permitem agradar a todos”, pontuou. O líder do governo, vereador Polaco, destacou que o prefeito Gerson Colodel adotou uma postura inédita, indo discutir um projeto polêmico com os parlamentares e com a sociedade tamandareense. “Jamais vi em anos anteriores o prefeito vir até a Mesa da Câmara e explicar projetos polêmicos. Ainda mais num horário que favorece que todos possam vir e acompanhar os trabalhos legislativos. Isso é reflexo de uma administração responsável”. Apenas a vereadora Dete Pavoni não esteve na sessão extraordinária de ontem.

Servidores – Antes da votação, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos de Almirante Tamandaré foi recebida pela equipe técnica da Prefeitura e pelo prefeito Gerson Colodel. A presidente Benedita Isabel dos Santos disse que os servidores queriam índices melhores, mas afirmou que entende as questões levantadas pelo prefeito. “São justificáveis”, considerou ela.


FILIADA À ADJORI - Associação dos Donos de Jornais e Revistas do Estado do Paraná
31 anos de circulação CNPJ: 05.241.886/0001-89 FUNDADOR: Antônio Rodrigues Dias (in memoriam)
DIRETOR-PRESIDENTE E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Leônidas A. R. Dias - DRT 234/02/18v-PR
CHEFE DE REDAÇÃO: Jair Rodrigues Dias Júnior
DIAGRAMAÇÃO, ARTE E PRODUÇÃO: Exceuni - Aldemir Batista (41) 3657-2864 / 9983-3933 Tamandaré
Central de Computação Gráfica: Tel: (41) 3657-2864
REDAÇÃO E ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua Rolândia, 70 - Estribo Ahú
Curitiba-PR Cep.: 82560-110 - Tel.: 3354-6674 / 9614-1787.
E-MAILs: folhadetamandare@folhadetamandare.com.br | folhadetamandare@terra.com.br
SITE: www.folhadetamandare.com.br